Tabagismo

Tabagismo MaloDental
Os efeitos diários da nicotina e de outros produtos químicos contidos nos cigarros podem afetar seriamente a saúde oral. Portanto, o fumador deve ir ao dentista pelo menos uma vez por ano.

O TABACO E A SAÚDE ORAL

O tabaco, seja ele num formato industrial, tabaco de enrolar ou tabaco de mascar, contém um grande número de substâncias cancerígenas, o que o torna extremamente prejudicial à nossa saúde oral e geral. Além disso, quando misturado ao álcool, o tabaco penetra ainda mais na membrana mucosa, aumentando significativamente o risco de cancro oral e aumenta a possibilidade de sofrer de outras doenças.

Na saúde oral, o efeito mais sério do tabagismo é o cancro oral, mas o tabagismo causa mais problemas do que o que pensamos. Embora a incidência do cancro oral na população não seja das mais altas, a taxa de mortalidade dessa patologia é muito alta, pois geralmente pode ser diagnosticada em estágio tardio.

A única maneira de reduzir os efeitos negativos do tabaco é parar de fumar. O efeito viciante da nicotina é muito forte, mas não há outra solução. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em Portugal, a taxa de tabagismo na população adulta é de 20%.

EFEITOS DO TABACO DA SAÚDE ORAL

1. Mau hálito – uma das consequências mais comuns do tabaco na saúde oral é que ele faz com que a maioria dos fumadores respire de forma desagradável. 2. Sentidos afetados – pode causar perda de paladar e olfato. 3. Descoloração dos dentes – embora os pacientes nem sempre saibam que essa descoloração está a ocorrer, fumar pode descolorir os dentes, tornando-os pretos e amarelos. 4. Boca seca- As glândulas salivares dos fumadores são mais suscetíveis à inflamação, reduzindo a produção de saliva. Desta forma, o cigarro torna o ambiente oral mais propícios à formação de cáries. 5. Doença nas gengivas – O tabaco, eventualmente, pode dificultar a circulação do sangue na boca e sendo também o tecido gengival danificado através do fumo. Além disso, o tabaco dificulta a cicatrização das gengivas e aumenta a possibilidade de periodontite, que expõe as raízes dos dentes e causa a perda dentária. 6. Tártaro – O tabaco pode promover o acúmulo de tártaro nos dentes, portanto, é necessária uma limpeza mais frequente. 7. Dificuldade de recuperação – Por exemplo, os fumadores precisam de mais tempo para se recuperar da extração de dentes. 8. Cancro Oral – A exposição contínua ao tabaco aumentará muito a possibilidade de cancro oral. Por outro lado, se parar de fumar, estima-se que depois de cinco anos, a possibilidade de desenvolver a doença será reduzida pela metade.

Se tiver alguma dúvida sobre os efeitos do tabaco nos seus dentes e gengivas, não hesite em consultar o seu médico dentista. Estamos aqui para o ajudar!
Partilhe este artigo
Sobre a Malo
MaloDental-Blog-Accent-2

Damos valor à relação médico/paciente, queremos que os nossos pacientes se sintam em casa e se sintam confortáveis para perguntar qualquer tipo de questão. Queremos fazer parte da viagem de recuperação de quem nos procura.

Mantenha-se Atualizado

MaloDental-Blog-Accent-2

Inove a Medicina Dentária connosco.